segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

 O craquelê

O que é craquelê?

Craquelê são rachaduras em esmaltes, vernizes ou pinturas a óleo que formam um entrelaçamento irregular de fendas muito finas. Existe uma técnica de pintura que reproduz esse efeito.
É uma técnica que requer muito cuidado e habilidade para se fazer, pois, o verniz utilizado não pode ser retocado. É uma forma de dar ao objeto um ar de envelhecimento, graça e luxo.
A visão que temos ao olhar uma peça com essa técnica, é que há rachaduras mas é muito bonita e decora muito bem qualquer ambiente.
O craquelê pode ser utilizado também em peças de vidro e se aplicarmos em ambos os materiais a técnica de decoupage, irá dar mais vida ao objeto.

Umas das técnicas que também gostei de aprender foi pintar caixas de madeira. Uma amiga ensinou me a fazer ( esta não aprendi no youtube). As peças ficam muito giras e diferentes. Os kits que se compram para pintar têm preços acessíveis, mas tem de se comprar os  restantes materiais necessários. Existe uma variedade de vídeos no Youtube que ensinam esta técnica de diversas formas. 
Partilho convosco um vídeo que encontrei onde ensina a fazer exactamente como eu fiz nas minhas peças.
Espero que gostem.
  CRAQUELÊ  

Angelica Martins Artesanato




Esta caixa foi a primeira que fiz.

Sem comentários:

Enviar um comentário